sexta-feira, 30 de outubro de 2009

"...eu escrevo ele não lê..."

"Seu cabelo me alucina
Sua boca me devora
Sua voz me ilumina
Seu olhar me apavora
Me perdi no seu sorriso
Nem preciso me encontrar
Não me mostre o paraíso
Que se eu for,não vou voltar"

Obrigação Constitucional

Quarta-feira foi um dia importante para a educação brasileira.O Senado aprovou o fim da Desvinculação das Receitas da União(DRU)para os recusrsos destinados à educação. Apesar de ser somente plena em 2011,ainda assim em 2010 serão mais R$7 bilhões para nossas crianças e jovens estudarem.Além disso,o Presidente Lula sancionou projeto do Senador Cristovam Buarque que torna obrigatório a oferta de vagas nas escolas públicas para todos que desejam cursar o ensino médio.Essa medida resolve um dos três problemas que fazem com que boa parte dos alunos não completem o ensino médio que é a falta de oferta de vagas.Resta ainda mais dois que é a baixa qualidade do ensino e a evasão por necessidade de trabalho como já dizemos antes aqui no blog mesmo,lembra?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Frida de Luxe


Uma das minhas vitórias que eu tenho verdadeira paixão é minha empresa. Frida de Luxe nasceu há uns 7 anos atrás e passou por várias fases.Começamos (eu e minha sócia-irmã Maíra) como artesãs, passamos pela feira do Sol em Goiânia, pelo BSB Mix em Brasília e pela conceituada e referência mundial em acessórios Bijóias. Já desenvolvemos coleções exclusivas para grifes renomadas nacionalmente como por exemplo a Carmim.Exportamos para diversos países e nossas peças podem ser encontradas nas melhores boutiques do Brasil e algumas charmosas lojas na Europa.Tudo foi conquistado com muito trabalho,pesquisa e principalmente dedicação. Hoje posso dizer que a Frida de Luxe já chegou mais longe do que queria de início mas quer ainda mais.Estamos inaugurando no mês de novembro mais uma loja sendo agora no Goiânia Shopping.As obras já começaram(foto).Assim como nossa loja no Bougainville tenho certeza que essa nova conquista será também um sucesso.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

...na presença dele me calo

Todo dia ele faz diferente, não sei se ele volta da rua
Não sei se me traz um presente, não sei se ele fica na sua
Talvez ele chegue sentido, quem sabe me cobre de beijos
Ou nem me desmancha o vestido, ou nem me adivinha os desejos







Juventude

Neste último sábado dia 24 de outubro tivemos um Encontro da Juventude Socialista do PDT. Foi na verdade um preparatório para nosso Congresso Nacional da Juventude que será em Praia Grande - SP nos dias 12,13,14 e 15 de novembro.O Encontro das preliminares foi muito bom - como todas são rsrsrs. Tivemos a participação de uma galera ativa, preocupada e interessada nos rumos da juventude brasileira. Nossa juventude nunca foi tão numerosa quanto é hoje e talvez nem será. Somos quase 1/4 da população brasileira e não temos nossos direitos garantidos pela Constituição como têm as mulheres, crianças e adolescente e os idosos. Nossa juventude concentra grande parte das expectativas a respeito de um futuro melhor mas por outro lado são vitimizadas pelas heranças trágicas como a pobreza das nossas famílias, a desigualdade, a falta de serviços sociais básicos.Um dos grandes problemas dos nossos jovens hj é a falta de perspectiva. A evasão escolar atinge cerca de 60 a 70% nas escolas públicas e isso porque para nossos jovens a educação é uma opção. Sim porque precisam escolher entre estudar ou alimentar sua família. Daí ela opta por garantir sustento do pai desempregado pela idade, pela falta de oportunidade.Qual é o papel da juventude na solução desses problemas? É impossível o desenvolvimento do Brasil se não garantirmos políticas para a juventude.E elas não se sustentam sozionhas.É preciso integração de todos para que elas ocorram além dos governos pois precisam se sustentar por décadas.Aproveito do assunto pra postar uma foto de uma visita que a Manuela fez a Goiânia para falar sobre a Conferência da Juventude onde um grupo de trabalho do governo Lula a partir de 2004 está a frente da elaboração e prática de várias políticas patra a juventude brasileira dentre elas o PROUNI.

CEVAM

Muitos olhares tristes e uma única esperança de dias melhores: o CEVAM. Para aquelas crianças lindas e pequenas como minha filha, para aquelas adolescentes cheias de sonhos e fantasias e para aquelas mães com seus bebes recém-nascidos hoje foi um dia de festa. Hoje,depois de mais de 9 anos de luta, o Cevam teve uma vitória ao receber as chaves de um espaço que será usado para construir o "Castelo dos Sonhos".Castelo da "atrevida" Consuelo, da Doly, da Cecília.A luta é de muito tempo e de muita gente. Mas o poder não. Vai que num belo dia, sem mais nem menos, sem avisar chega ao Cevam o Governador Alcides. Acompanhado somente de 6 seguranças parou seu carro e desceu lá quase matando a Cecília de susto.Queria conhecer de perto a realidade e as reivindicações daquele lugar que é muitas vezes a única esperança e o único refúgio para mulheres e crianças escaparem da morte pela violência doméstica.Aquele homem, sem fazer alarde ouviu -não sei se conversou - mas chegou a subir no muro para ver do outro lado o lugar vizinho que o Cevam estava pedindo ao poder público para ampliação do seu espaço. Saiu como chegou: sozinho e silencioso. Hoje através da Secretária Denise Carvalho entregou não só o novo espaço tão reivindicado mas também mais de 840 mil reais para que aquelas pessoas já tão desrespeitadas não precisem se humilhar ainda mais para comer ou sobreviver.Fiquei sim emocionada. O gelo até ameniza a dor física da violência mas só a solidariedade ajuda na dor da alma.Obrigada Cevam!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Desenvolvimento brasileiro


Hoje na Câmara participamos de uma Conferência proposta pelo Vereador Fábio Tokarski que debateu sobre os rumos do Desenvolvimento Brasileiro com o Diiretor do IPEA João Sicsú. Ele iniciou dizendo que para haver um desenvolvimento no país é necessária uma ação coordenada de três instituições: O Estado, responsável por planejar os rumos; a sociedade que precisa participar e sugerir mudanças e a iniciativa privada que vai fazer seu papel de aumentar a produtividade e gerar empregos. Disse tbm que ao contrário da opinião de vários economistas e liberais de que o setor público deveria "apertar os cintos" pra sair da crise o Governo brasileiro resolveu investir e deu certo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Segunda vez

Hoje estava saindo da Câmara e já no carro recebo uma ligação da Maíra dizendo que minha filha estava no hospital. Caiu e quebrou o nariz. Já é a segunda vez que ela vai a um hospital por travessuras. Da primeira foi uma queda da bancada da nossa cozinha.Caiu de cara no chão. Ficou com o corpinho mole e bastante sonolenta e logo já começou a vomitar sangue e sangrar o nariz. Foi um desespero. Todo mundo correndo pro Neurológico e eu aos prantos com ela.O Plínio que sempre é mais controlado ajudou-a mais que eu naquele momento.Ficamos lá até de madrugada e no final não teve nada tão grave segundo a tomografia.Um dia pra esquecer. Primeiro dia pra ela, primeira vez pra mim. Hoje vc me passou mais um susto minha menina, minha Nina, minha pequena imensa obsessão.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Complicado.

Hoje a manhã não foi nada fácil. Tivemos uma discussão séria logo pela manhã com o prefeito. Clima pesado mesmo. Cada dia me surpreendo mais com o mundo da política. É tudo muito complicado num jogo onde o ego e os interesses estão sempre em conflito. Cada palavra ou frase dita tem um peso grande e sempre diz várias coisas. Fica aquele jogo de adivinhação das verdadeiras intenções e as desconfianças são mútuas. Nada é sempre muito claro e nem pode ser. Não sou ingênua como alguns pensam, na verdade tenho uma dificuldade enorme com a mentira, a injustiça e a dissimulação. Mas meu grande defeito talvez na minha atuação política seja a intolerância a mesquinharia,ao jogo de emprurra a que sempre somos submetidos. Haja paciência!

sábado, 17 de outubro de 2009

Olimpíadas!!!!!!!!!!!

Valeu Orlando!

Minha história na política.

Dizem que meu próprio nascimento foi um ato de resistência. Vim ao mundo através de um complicado parto feito por parteiras da região, que quase custou a vida da minha mãe,em plena mata amazônica.





Meus pais eram militantes de esquerda e lutavam contra a Ditadura Militar.



Na época viviam clandestinos,em condições precárias no norte do Brasil, em plena floresta, numa casa de palha
construída por meu pai. Lutavam também
contra a malária e as dificuldades diversas
devido às péssimas condições de vida.




Fui batizada com o nome da guerrlheira do Araguaia, Helenira Rezende, morta a golpes de baioneta, em 29 de setembro de 1972, aos 28 anos de idade, depois de ter tido as pernas metralhadas e sido barbaramente torturada. De Helenira Rezende herdei o nome, a postura e a vontade de lutar pelo que acredito.



Passei a infância durante os atribulados anos 80, em meio as passeatas,comícios e manifestações por eleições diretas no Brasil.
Desde muito jovem nunca concebi a pobreza e a
espoliação do povo no Brasil como algo natural ou normal.
















CONTINUA....

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aborto

Mais de 70 mil mulheres morrem por ano vítimas de abortos mal feitos, segundo dados de uma pesquisa mundial divulgada hoje. Outro dado importante é que a quantidade de mulheres que praticam aborto é a mesma tanto em países onde essa prática não é crime quanto em países em que existem leis severas em relação ao aborto.Fica então comprovado o que todos já sabem:somente mulheres pobres morrem vítimas de aborto mal feito. Ninguém é a favor do aborto. Nenhuma mulher QUER fazer aborto. Nenhuma mulher GOSTA ou se ORGULHA de fazer um aborto.Mas se essa for sua decisão ela precisa ser respeitada nesse momento de tanta dor.O que devemos garantir são direitos iguais às nossa mulheres. Sim porque se eu decidir fazer um aborto seja por motivo que for eu vou, pago, faço e ninguém ficará sabendo.Mas se uma mulher pobre, ferrada, com 5 filhos pequenos pra criar, sozinha, abandonada pelo marido (que é hoje a situação de várias mulheres brasileiras)decide fazer aborto ela arruma uma agulha de tricô e deixa suas outras crianças órfãs.Porque se ela decidiu fazer ela VAI fazer. Sofrendo, mas vai. É isso que acontece. Daí vem as religiões excomungar essas mulheres mas também a mesma religião a proibiu de usar métodos contraceptivos por afirmar cinicamente que a relação sexual é somente para procriar. o resto tudo é pecado. Como também combatem o uso de camisinha e fingem também que a AIDS não existe. Fala sério!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma mulher do Zimbabue

Não gosto muito de televisão. Na verdade queria fazer um acordo com o Plínio de colocar as 2 tvs da nossa casa guardada dentro do maleiro. Eu preferiria até mesmo doá-las para alguém mas daí acho ainda mais difícil convence-lo. Guardadas parece oferecer mais segurança. Essa batalha ainda nem tem data pra ter um final feliz. Então me resta assistir de vez em quando. Daí ontem eu estava assistindo um programa contando as lutas e dificuldades que mulheres em vários países do mundo, principalmente da África ainda enfrentam. Fiquei emocionada com uma mulher do Zimbabue que morava numa espécie de tribo e que aos 18 anos já tinha 3 filhos de um marido que escolheram para ela e que a espancava praticamente todos os dias. Certa vez apareceu nessa tribo uma americana de uma ONG e numa conversa com as mulheres do lugar perguntou a ela qual era seu sonho. Ela então respondeu que era mudar para os EUA, fazer faculdade, mestrado e doutorado. A americana então disse que ela deveria escrever esses sonhos no seu coração e que eles iriam se realizar se ela acreditasse. A mãe da mulher porém mandou-a escrever em um papel, enterrar e colocar uma pedra em cima que daria certo. Apesar de ser praticamente analfabeta, já que onde ela morava somente os homens têm direito de estudar, ela realmente conseguiu o que queria e ainda mais. Mudou-se para os EUA, teve mais 2 filhos com o tal algoz que mais tarde morreu de Aids. Então ela fez faculdade em agronomia, mestrado e está terminando o doutorado esse ano. A cada conquista ela vai lá, desenterra o papel e risca o que já conseguiu. Achei o máximo. Um esforço tão grande que é mesmo merecedor que o mundo todo admire.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Leandro

Hoje fiquei sabendo que Leandro Senna está melhor e que até sairia da UTI. Fiquei realmente muito feliz. Conheci Leandro há muito tempo atrás. Ele ainda era apenas um estudante que gostava de política e queria ser candidato. Depois o reencontrei nos palanques em campanha (não me lembro se do meu pai ou mãe) e Leandro sempre muito simpático tentava subir para pedir votos. Ele dizia em seu discurso quer era simples lembrar seu nome:Leandro da dupla Leandro e Leonardo e Senna de Ayrton Sena. Nunca vou me esquecer disso. Sempre que o vejo lembro dessa história e da sua perseverança até ser eleito. Gostava muito do seu pai também. A vida é mesmo um sopro como diz Oscar Niemayer. Estive com Leandro dias atrás e conversamos bastante pois estávamos sentados juntos numa reunião com comerciantes da Bernardo Sayão.Agora só espero que ele recupere e que fique realmente bem para continuar a luta que acredita e aproveitar a família que construiu.

Lorenzo Lemos Chadud




NO ONE - Alicia Keys

I just want you close
Where you can stay forever
You can be sure
That it will only get better

You and me together
Through the days and nights
I don't worry 'cause
Everything's gonna be allright


People keep talking
They can say what they like
But all I know is
Everything's gonna be allright


No one, no one, no one
Can get in the way of what I'm feeling
Can get in the way of what I feel for you