terça-feira, 29 de dezembro de 2009

28 de dezembro

Todo ano é a mesma coisa. Não quero comemorar meu aniversário, não pelo menos com uma festa. Sempre venho de muito trabalho na loja por conta no natal. E neste ano são duas lojas então trabalho dobrado literalmente. Mas dái também sempre tem o Plínio insistindo e organizando meio sem me dar ouvidos. Claro que ontem foi a mesma coisa e como sempre também acabo gostando da idéia depois que a festa começa. Apesar de ter sido organizado de última hora foi muito bom. Como estava uma noite agradável tudo contribuiu para dar certo. Nas mesas teve chita com aquelas minhas garrafas coloridas com flores do meu jardim mesmo que Nina ajudou a colher. Pra acompanhar teve queijos, vinhos e aquele famoso macarrão "a la Tati", receita que os mais queridos conhecem e adoram. Como já é uma tradição minha mãe preparou bem escondidinha sua famosa torta de nozes e chocolate que só tem uma vez por ano: no meu aniversário.
Porém o mais especial ainda estava por vir.
-Pai, voce não está tomando vinho?
-Não, hoje não. Pela tarde eu estava meio emocionado e acabei tomando um pedacinho de calmante então acho que não convém beber...
-O que aconteceu? - pergunto preocupada
-Fiz um texto pra voce, meio que uma poesia e me emocionei muito.
Emocionada fiquei eu quando ele leu depois, a meu pedido, para todos na hora dos famosos "discursos" do parabéns (vou postar pra voces lerem depois).
Teve a fala do Plínio que também surpreendeu - rsrsrsr
Pra terminar a Nina pega sozinha um pedaço de torta e vem toda linda:
- É meu presente pra voce! Feliz aniversário, mamãe.

Ortonásia

Está sendo discutido no Brasil um projeto de lei que discriminaliza a Ortonásia, retirando-a do rol das ilicitudes penais. O termo é meio estranho mas Ortanásia significa Morte em seu tempo certo, sem abreviação ou prolongamento desproporcional do processo de morrer. O projeto dá ao cidadão enfermo grave o direito de morrer com dignidade, sem a obrigatoriedade de uso de meios desproporcionais em respeito à sua vontade, dando-lhe tão somente conforto físico, psíquico e até espiritual, os chamados cuidados paleativos. Defensores da aprovação dessa lei acreditam que ela evitará os prolongamentos irracionais e cruéis da vida do paciente, poupando-o e sua família de todo o desgaste que essa situação gera. O que voce acha?

Armamentos

Muitos se perguntam porque o Brasil está investindo tanto em armamentos. Neste ano firmamos o maior acordo militar brasileiro comprando R$ 22 bilhões em submarinos e helicópteros. Acontece que o Brasil não está somente investindo em armamento mas, também em desenvolvimento. Será aqui a cosntrução desses submarinos, helicópteros e futuramente de caças. Será no Brasil porque o processo de aquisição desses armamentos não é licitatório e sim de seleção com a premissa de capacitação nacional, com transferência de tecnologia.
Trata-se de um enorme avanço tecnológico porque a empresa estrangeira precisará se associar à empresas nacionais para a produção no nosso país, formando assim técnicos, gerando empregos, expectativas e desenvolvendo nossa tecnologa também.
Vale lembrar que toda a alta tecnologia se desenvolve primiro na área militar e só depois vai para a área civil.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Merda.

É incrível mesmo como são as pessoas da elite do nosso país. O Brasil tem elites muito educadas, sofisticadas mas igualmente desumanas. O presidente Lula disse ontem a palavra "merda". Disse querer tirar o povo da "merda" em que se encontram, em que vivem as pessoas pobres do nosso país. Ah! Mas foi um escândalo! O Presidente disse "merda"! Que o povo viva nela não choca, não escandaliza, não revolta. Nossa elite afetada e educada mas, que nunca se incomodou com a exclusão, com a injustiça, com a desumanidade e marginalização de milhões de brasileiros, não gostou. Achou feio, não foi de bom tom. Feio é achar normal a situação de miséria absoluta que ainda vivem muitos brasileiros. Feio é não se incomodar com isso nem contribuir para mudar essa situação. Feio é como o Brasil ficou depois de anos de exploração por essa mesma elite. Feio é o ódio de classe a tudo que é popular, a tudo que é nacional, a tudo que cheira povo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

"Quero porcaria"

Minha filha me surpreende a cada dia. Agora então que está falando mais, cada dia tenho uma surpresa. Dias atrás estávamos nós duas no supermercado quando ela veio com um pacote de batatinha nas mãos me pedindo pra abrir. Meio que sem prestar muita atenção respondi que aquilo era porcaria e que eu não iria dar porcaria pra ela comer. Algum tempo depois eu estava escolhendo um vinho quando ela chega puxando a barra do meu vestido insistindo: - "Mamãe quero porcaria, mamãe". Um homem ao lado me olhou sem entender e deu um sorriso tímido. Eu abaixei na altura dela, dei-lhe um baita beijo e a tal "porcaria" tão irresistivelmente pedida.

domingo, 6 de dezembro de 2009

"em briga de marido e mulher..."

"Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher." Essa expressão popular aparentemente tão simples foi por muito tempo um grande empecilho para que se formulasse e executasse programas e políticas públicas contra a violência sofrida por nossas meninas e mulheres. Esse ditado nos leva a uma crença de que a violência quando acontecida no âmbito doméstico é um problema privado e particular. Mas a violência contra a mulher é um problema muito diferente disso: é um problema de saúde pública que afeta a saúde física e mental das mulheres e que tem consequências econômicas e sociais.
As mulheres são mais da metade da população mundial mas apesar disso foi somente em 1993 que passamos a ter nossos direitos reconhecidos como direitos humanos. A violência doméstica e o estupro, crimes cometidos majoritariamente contra mulheres,foram enfim declarados como crimes contra os direitos da pessoa humana. Então acabaram-se as fronterias entre o espaço público e o espaço privado em relação a violência contra mulheres. A gente pode e deve meter a colher sim!
Entenda, a violência é de gênero. Não é por acaso que as mulheres são as maiores vítimas. A violência contra as mulheres ocorre no contexto social e histórico em que as mulheres são discriminadas, tendo menor acesso à educação, a recursos materiais e simbólicos e a poder, tanto no âmbito privado quanto no público.

Dever

O Artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que "É dever de todos zelar pela diginidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento,aterrorizante, vexatório ou constrangedor."
Interessante isso. Minha mãe costuma dizer que as crianças são do mundo e que é obrigação de todos nós cuidarmos delas quando estão em situações em que são indefesas. Sempre que presencia alguma forma de violência seja moral, psicológica ou física contra crianças ela se intromete para defender a criança e não quer saber se os pais vão aceitar ou não. Ela simplesmente não aceita a situação e pega o problema para ela. Já passei algumas situações embaraçosas por causa disso. Apesar de entender o lado dela também entendia que os pais são os responsáveis e que se deveria respeitar isso. Na verdade não sabia desse artigo do Estatuto da Criança e Adolescente que para mim muda tudo agora. Então se uma criança está em uma situação constrangedora ou vexatória é nossa obrigação intrometer sim. Vou me lembrar disso.