terça-feira, 27 de julho de 2010

"A vida é uma questão de risco ou de abstinência"

Dias atrás publiquei aqui "Aquela criança de sempre". Texto forte, sem dúvida. Forte também é a história do poeta e escritor cubano Reinaldo Arenas, autor do poema.
Reinaldo era pobre, cubano e homossexual num período que ainda havia muito preconceito.A "confissão" da homossexualidade de Reinaldo foi interpretada como um rompimento com o regime de Fidel e provocou tamanha irritação entre as autoridades revolucionárias que logo o enviaram para um campo de reeducação com o objetivo de readaptar sexual e socialmente os cidadãos considerados de "conduta imprópria". Ou seja, um absurdo. No entanto, sua relação com a revolução cubana nem sempre foi conflituosa. Quando tinha 15 anos Arenas era guerrilheiro nas tropas de Castro que combatiam o ditador Fulgêncio Batista.
Infelizmente por um erro do regime da época Reinaldo foi censurado em seu próprio país. O regime exigia uma literatura mais engajada que contribuísse para a conscientização revolucionária mas Reinaldo era declarado "transgressor, anticonvencional, favorável ao direito da livre-expressão e, portanto, antirevolucionário" e como consequência, censurado.
Uma pena, um erro, um exagero.

Acredito que toda história tem tres versões: a de um lado, a de outro e a que realmente aconteceu. O fato é que esse poeta cubano se revoltou contra o regime de Fidel e conta sua versão dos fatos numa autobiografia institulada "Antes que anoiteça". Esse nome foi dado pelo fato de que ele precisava escrever sempre antes do anoitecer, aproveitando a luz do dia.

Reinaldo acabou sendo considerado apátrida e vivendo nos EUA onde terminou sua autobiografia. Mais tarde, muito doente devido à AIDS suicida-se.


A autobiografia "Antes que anoiteça" virou um filme, alguns anos depois do suicídio de Reinaldo. O filme é lindo, triste como sua história e tem como protagonista no papel de Arenas o interessante e lindo tambem Javier Bardem, além de Johnny Depp e Sean Penn.

"A vida é uma questão de risco ou de abstinência" dizia Reinaldo Arenas.
Ele escolheu o risco.

Chiclete

Dias atrás ouvi uma conversa entre minha mãe e minha filha Nina de 3 anos. Mina mãe perguntava bastante filosófica:
- Nina, o que voce vai querer ser quando crescer? Será que voce gostaria construir casas, prédios ou quem sabe ser uma médica que cuida da saúde das pessoas... E aí o que voce vai querer fazer quando crescer?
Depois de pensar um pouco respondeu:
- Vovó eu vou querer comprar chiclete!