quarta-feira, 28 de abril de 2010

Educação com afeto.

Alicia Fernández é considerada uma referência mundial quando o assunto é educação. Segundo essa especialista em psicopedagogia o afeto e a amorosidade são ferramentas fundamentais no ato de educar. Ela acredita que a inclusão ou exclusão do afeto no processo educativo se define quem vai passar nas salas de aula. Define se a sala de aula será um lugar onde se possa realmente aprender ou se só será um espaço para passar o tempo e passar os níveis educacionais. Há muitos alunos que passam pela escola e são bem sucedidos, tèm notas muito boas. Mas, há aqueles que nunca foram mesmo afetados pela escola, ou seja, a escola não conseguiu entrar para produzir alguma trasnformação neles como pessoas.

Quando dizemos pessoas, dizemos seres humanos que podem ter a possibilidade de recriar o mundo, que tem possibilidade de, em alguma coisa, por menor que seja, participar da transformação do mundo que está em sua volta. E os professores, em qualquer lugar, mas especialmente aqueles que atuam nos lugares mais desprotegidos, têm uma função importantíssima. Muitas vezes eles serão as únicas pessoas em toda a vida do aluno que poderão reconhecê-lo como um sujeito que tem desejos, tem sonhos, tem vontade de mudar a existência. Os alunos devem se sentir como sujeitos e não objetos diante de que acontece no mundo.

Uma das principais virtudes de nós seres humanos é a capacidade de sentir. Nós temos a possibilidade de nos implicarmos com os acontecimentos e só assim podemos transformar o mundo à nossa volta. E é essa diferença que faz uma sala de aula onde a afetividade é levada em conta. Voce forma seres humanos capazes de lidar com os sentimentos e capazes de mudar o mundo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial