sábado, 28 de novembro de 2009

Bairro Floresta


Ontem à noite estive com meu pai na reinauguração do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Bairro Floresta. Muita gente, muito carinho. Agora os moradores vão ter acesso a cursos (com direito a diploma) de panificação, confeitaria, informática básica. Vai ter também cantinho a leitura para as crianças dentre outras diversas atividades e oportunidades. Sempre é emocionante voltar àquela região e relembrar todas as dificuldades que aqueles moradores passaram para conseguir estar ali agora com suas famílias. Foram pessoas que lutaram conosco durante anos, fazendo passeatas, manifestações e indo às nossas reuniões muitas vezes desestimulados pelos parentes e vizinhos. Quando enfim consegumos a doação daqueles lotes a maioria não tinha condições de construir e viveram mais de 2 anos em barracas de lona, sem água ou luz.

Verdadeiros sobreviventes da miséria, da luta, da esperança. É assim que os vejo.

Cansada

Ando meio cansada por esses dias. Está tudo muito intenso e exaustivo... Muita coisa pra escrever mas nunca consigo tempo suficiente.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Crimes políticos

Sobre os crimes de tortura e homicídios na época da ditadura brasileira nosso Ministro Gilmar Mendes não tem dúvidas: "Estamos falando de fatos que ocorreram há mais de 30 anos. Qualquer homicídio no Brasil, em princípio, prescreve em 20 anos. Esse é um tema que precisa ser encerrado!"
Mas, ao votar a favor da extradição do italiano Cesare Battisti, ele diz "Não se pode atribuir aos crimes de sangue cometidos de forma premeditada o mesmo caráter de crime político. Certas espécies de crimes, não obstante os objetivos políticos, não podem serem considerados crimes políticos."
Muito interessante né? Na Itália Battisti é apontado como autor de crimes na mesma época em que no Brasil torturava-se e matava-se nosssos jovens e não era crime algum. Lá, o caso foi o judiciário e a prescrição não vale. Os Ministros do Supremo alegam que os crimes praticados por Battisti foram crimes hediondos e não políticos. Ainda segundo Gilmar Mendes, muitas vezes os crimes políticos "perdem o caráter ideológico pelo grau de crueldade..." O que dizer então a respeito das torturas sofridas pelo povo brasileiro na ditadura?
Mendes não considera a tortura um crime imprescritível e segue envergonhando a nação brasileira.

Uma grande mulher.

Ao lado de um grande homem sempre existe uma grande mulher, diz um ditado. Orlando é com certeza um grande homem. Fez do Ministério do Esporte um dos mais importantes, lembrados e populares ministérios brasileiros. Sua passagem por ali é um divisor de águas. Mas hoje falo sobre Tininha, a grande mulher. Ana Cristina Lemos Petta(Tininha) nunca foi uma prima comum. Primeiro porque nasceu depois de algumas tentativas frustradas e sofridas da minha querida tia Tide, irmã da minha mãe. Não bastasse isso, Tide perdeu sua mãe (minha avó) quando estava grávida. Foi um momento muito trágico. Minha avó Isaura teve 14 filhos (minha mãe é a 11ª e leva o mesmo nome por nascer no dia no aniversário da vó Isaura). Vovó era do tipo que nunca se conformaria com a perda de nenhum filho e sempre deixou isso claro: ela iria junto com o primeiro filho que fosse. Claro que ninguém se conformava com esse tipo de comentário, mas isso não impediu minha vó e assim aconteceu. Meu tio Osvaldo era recém-formado em medicina e sua esposa estava também grávida de 7 meses quando eles sofreram um terrível acidente de carro. Ao ver os corpos minha avó teve um derrame na hora. Deixou 13 filhos com meu avô que era dentista. Nunca compreenderei a dor do meu avô nem da minha tia, que era muito apegada à sua mãe. O fato é que Tininha nasceu logo após tudo isso. Então veio como um acalanto mesmo. Parecia que caíra do céu com aquela aparência frágil, enormes olhos azuis e uma calma tranquilizante na personalidade .
Já na nossa infância Tininha se destacava pela liderança, pelo espírito livre e desbravador como são o dos artistas. Organizava as dezenas de primos para montar e produzir apresentações teatrais na época do Natal. Lembro de ter sido o cachorro de " Os Saltimbancos" numa das famosas ocasiões rsrsrsrsr! Crescemos muito próximas, apesar de morarmos em cidades distantes (minha família é de Campinas - SP), sempre passávamos as férias juntas. O destino, ou melhor, o talento e o esforço, se encarregaram do resto: Tininha tornou-se uma grande atriz, além de uma interessante mulher. Comunista, política e ativista, como quase toda nossa família, ela sempre teve uma inquietação interior na busca da verdade e da felicidade. Instiga a todos a buscar esse mesmo caminho: o da honestidade consigo mesmo. É uma artista nata com tudo o que um verdadeiro artista tem, como aquela sensibilidade e inquietude frente ao mundo. Hoje, depois de muita batalha e várias conquistas, Tininha acaba de dar mais um grande passo. Está cada dia sendo mais reconhecida e em breve conhecida de todo o Brasil também.
Sorte, muita sorte querida prima!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O dia em que minha mãe chorou.


Minha mãe é uma fortaleza. Talvez bem diferente de mim. Nunca a tinha visto chorar em nenhuma ocasião. Nem em dor física, nem em morte. Em nada. Este dia foi a primeira vez. Minha casa não dormiu (ainda morava com meus pais) e o desespero se aponderou daquela madrugada de terror. Tentamos de tudo mas não conseguimos quase nada. Minha irmã caçula estava quase em estado histérico. Quem viu nunca vai se esquecer como foi a desocupação do Parque Oeste Industrial. O triunfo dos desumanos.

Pipoca x Piruás

Para os cristãos religiosos, são o pão e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, a mistura de vida e alegria. Pão e vinho devem ser bebidos juntos. Vida e alegria devem exisir juntas.
Já a comida sagrada do Candomblé é a pipoca. É que a transformação do milho duro em pipoca macia é simbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua ser milho de pipoca para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes trasnformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosas. Só que elas não percebem. Acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando de repente a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. E com isso a possibilidade de grande transformação.
A pipoca não imagina aquilo do que ela é capaz. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.
Mas existe o piruá que é o milho de pipoca que recusa-se a estourar. Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa que o jeito delas serem. A sua presunção e o seu medo são a casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar. Não vão dar alegria a ninguém. Os piruás não servem para nada. Seu destino é o lixo.
Esse pensamento é de Rubem Alves que eu adoro ler. Conhece?

sábado, 7 de novembro de 2009

"mais inteligência que conhecimento"

"Se tem uma coisa inteligente é a classe operária. Tem muito intelectual no Brasil que pensa que não (...) Essa semana eu fui chamado de analfabeto (...) e nessa mesma semana eu ganhei o título de estadista do ano".
Lula deixou Caetano mais que "cafona". Mas sobre Caetano falaremos outro dia.
Lula disse tudo ontem no Congresso do PCdoB. Tudo e mais um pouco: provou que universidade dá conhecimento, mas que inteligência é outra história. "A política é uma das ciências que mais exige inteligência que conhecimento" disse ele que inclusive compreende o ódio de FHC. Mas quem não compreenderia? Um "desqualificado" que só tem até o quarto ano primário, praticamente um "analfabeto" estar fazendo quase o dobro do que ele (FHC), símbolo e maior representante da elite intelectual, entreguista e antipopular, não fez em 100 anos no poder.
É, não resisto novamente ao mais que delicioso chavão: "Nunca antes na história desse país..."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Até quando?"

Populismo é a definição daquele que discursa para os pobres e governa para os ricos. Lula é talvez o contrário. Um pouco maquiavélico até: discursa para os ricos (estava ontem sendo recebido pela rainha da Inglaterra) e governa para os pobres.
FHC discursava para ricos e governava para os muito ricos, os ricos do estrangeiro principalmente. Defina-o.
A direita brasileira está com ódio. Não é pra menos. Deve ser realmente muito difícil para seu "líder",um intelectual entreguista e antipopular que ficou anos no poder, assistir um líder LULA no poder. Principalmente se esse líder "desqualificado" consegue 84% de aprovação do povo brasileiro. Um "perononista" que "pouco tem a ver com nossos ideais democráticos". Como pode? "Até quando?" se pergunta em seus artigos. É, FHC está irritado,inconformado com a "inércia" da oposição. Não é pra menos: "O Brasil tem governo demais para oposição de menos" diz com tristeza a aliada Rede Globo. E não adianta "xingar" Lula de populista, de carismático, de nacionalista. Nada adianta. O que fazer para desfazer os projetos de desenvolvimento nacional? O que fazer para barrar o crescimento econômico sustentável?
E aí tem que se engolir o ódio de classe a tudo que cheira povo, que é popular, ao nacional, a distribuição de renda. Tem que se engolir que mais de 18,5 milhões de brasileiros melhoraram de vida em três anos com o delicioso chavão "nunca antes na história desse país". Nunca mesmo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Chato

Esse assunto das novas filiações do PDT já está ficando chato. Hoje pela manhã já estava no rádio insinuações desagradáveis. Parece que tudo na política te empurra para um jogo de hipocrisia. Até mesmo quando voce não tem nada ver com o problema qurem que voce tenha. Fala sério! Tenho muita coisa a dizer aqui mas acho mais prudente ficar calada frente os últimos acontecimentos. Poucos querem realmente saber o que acontece.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Arrogante e ignorante.

Imagina se Cuba tivesse cortado o acesso dos cubanos ao MSN ou se Chavez tivesse feito isso aos venezuelanos? Já estariam em todas as manchetes dos jornais com as costumeiras acusações às "ditaduras" esquerdistas. Clamores por liberdade viriam de toda parte. Mas pasmem: os cubanos estão sim impedidos de acessar o MSN mas não por Fidel e sim por Bill Gates. A Microsoft cortou o acesso para os internautas dos cinco países descritos pelo ex-presidente americano George W. Bush como o "Eixo do Mal". Muito estranho bloquear um programa gratuito com base nos embargos econômicos. Desde a eleição do Presidente Obama não houve nenhuma alteração na aplicação do bloqueio econômico, comercial e finaceiro contra Cuba. E pior ainda: Obama prorrogou por mais um ano o embargo alegando "interesse nacional dos EUA" e com base também na Lei de Comércio com o inimigo que se aplica somente em situações de guerra mas é vigente unicamente contra Cuba. Esse Obama... sei não. O bloqueio continua sendo uma política absurda que provoca escassez e sofrimento.É uma violação massiva, flagrante e sistemática dos direitos humanos. É um ato arrogante e ignorante.

Sem fantasia.

FHC subiu o tom. Agora é no vai ou racha. Perdeu o controle e despiu-se do pudor que convém a ex-presidentes.Chamou Lula de golpista, peronista, portador de um autoritarismo populista (?)e como sempre, o considera um desqualificado.Diz que Lula quer um poder "sem limites" e que suas decisões são uma "enxorrada", "esdrúxulas", "sem sentido".E ainda que "atropela" a lei e os "bons costumes". rsrsrsr Desesperou geral.

domingo, 1 de novembro de 2009

Espetinho chinês


Em julho desse ano na nossa viagem à China o Plínio jurou que iria comer tudo quanto é comida exótica de lá. Eu até acreditei pois ele adora tudo que é diferente e é do tipo que gosta de se enturmar com os nativos e entrar no mundo deles.Mas quando esse mundo tá cheio de lacraias,escorpiões e outras coisinhas estranhas a coisa muda um pouquinho.
Ao ver esses "apetitosos" espetinhos confesso que ele "amarelou" apesar de jurar que só não tava com tanta fome e tal...Ficou só no espetinho de estrela-do-mar que não é nada mal.Detalhe:os chineses não gostavam nada nada da gente tirar fotos e filmar os espetinhos deles.Achavam um desrespeito, sei lá. Mas fala sério,né?